Jornal Primeira Página
Portão
AES Sul anuncia manutenção na rede elétrica
Seg, 31 de Agosto de 2015 14:29
A AES Sul informa os desligamentos da rede elétrica nos próximos dias, para serviços de manutenção e melhorias na rede de distribuição de energia elétrica. Conforme a concessionária, os desligamentos são necessários para garantia da segurança dos profissionais, da comunidade e da própria rede, enquanto os trabalhos são executados. 
 
Em Portão há dois dias de manutenção previstos. O primeiro deles é ida 3 de setembro, das 13h30min às 17h30min na Estrada do Faxinal. Dia 4, das 13h às 17h, os serviços estão agendados para as ruas Acre, Curitiba, das Hortências, Mato Grosso, Minas Gerais, Morretinhos, Paraíba, Porto Alegre, Rondônia, Sergipe, Vereador Antônio Rosa e Travessa Florianópolis.
 
A distribuidora avisa que somente serão realizados os trabalhos se não chover.
 
Portonenses prestigiam lançamento da XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
Sex, 28 de Agosto de 2015 13:50
   Ao lado do presidente da Apae de Portão, Lirio Casagrande, o presidente da Câmara de Vereadores de Portão, Diego Martins, esteve no Palácio Piratini, na última sexta, no lançamento da XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que encerra hoje, dia 28.“Acessibilidade e inclusão: você no protagonismo desta história” é o tema proposto neste ano, pautando as ações e as reflexões.
   Martins se disse honrado de ter posicionamento político alinhado à visão do presidente da Faders, Roque Bakof, do secretário da Justiça e Direitos Humanos, Cesar Faccioli, e do próprio governador Sartori: “Política para as pessoas com deficiência não é obra de caridade, nem favor, nem gentileza, mas sim uma obrigação do Estado. As pessoas com deficiência são pessoas como nós. Elas têm direitos como nós e garanti-los é uma responsabilidade da sociedade gaúcha”.
   Na visão do presidente da Câmara, os direitos das pessoas com deficiência foram conquistados e agora a missão é promover a conscientização social sobre o que eles representam. “O dever da sociedade é mais do que estar ciente: é colocar isto em prática. É reconhecer as diferenças, promover a inclusão, assegurar a acessibilidade e assim por diante. Somos todos cidadãos. É isto que demonstra na evolução de uma sociedade”, salientou Martins.
 
   Na foto, o secretário César Faccioli, a primeira-dama Maria Helena, presidente da Apae de Portão, Lirio Casagrande, o governador Sartori e Diego Martins. Crédito da foto e texto: Marcelo Fiori/Câmara de Portão.
 
Em palestra aberta, Pepe Vargas estará na Feevale
Sex, 28 de Agosto de 2015 11:03
O ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas, estará na Universidade Feevale na próxima segunda-feira, dia 31, para falar sobre os caminhos e metas para uma sociedade mais humana. A palestra, promovida pelo Instituto de Ciências Humanas, Letras e Artes (ICHLA), acontecerá às 19h30min, no Salão de Atos do Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).
 
A palestra, gratuita, é destinada aos acadêmicos da Instituição e comunidade. O objetivo é debater e refletir as questões acerca dos direitos humanos, trazendo um contexto da sociedade em geral.
 
Sobre o ministrante
Médico graduado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pepe Vargas (Gilberto José Spier Vargas) é ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Antes disso, presidiu a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados e foi ministro do Desenvolvimento Agrário e também da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
 
Empresa deixa prédio e funcionários não são avisados
Seg, 24 de Agosto de 2015 09:14
Localizada na rua Antônio José de Fraga, no bairro Estação Portão, uma empresa de beneficiamento de couro carregou a produção que havia no espaço e deixou o prédio no final de semana, deixando cerca de 60 colaboradores sem trabalho. Na manhã de hoje os funcionários chegaram para o expediente e foram impedidos de entrar pela segurança privada do local. Conforme os trabalhadores, há algum tempo a empresa estava com dificuldades financeiras, inclusive muitos dos profissionais não receberam férias e tiveram seus salários parcelados.
 
De tudo, o que mais revoltou o grupo foi o descaso. “Eu trabalhei na madrugada no sábado e me disseram para vir hoje, durante o dia. Sempre trabalhei a noite. É revoltante”, conta o grampeador Edemar Oliveira, 49 anos, que atua há cerca de dois anos no local. Um grupo de trabalhadores de Novo Hamburgo, que atuam na empresa, também encontraram os portões fechados.
 
“Os vizinhos viram a movimentação. Ninguém falou nada para nós. Ficamos chateados porque viemos no horário”, salienta a encarregada de expedição Margarete Teixeira de Moura, 42 anos, sendo três anos e três meses dedicados ao trabalho.
 
O que diz a empresa
 
Na manhã de hoje na sede do Sindicato do Couro os colaboradores se reuniram com a direção da empresa que explicou a situação aos trabalhadores. "Não é surpresa para ninguém a nossa situação. Nós carregamos no sábado nossas coisas para que não tivéssemos problemas com nenhum funcionário. Não queremos deixar pagar de ninguém, por isso tomamos essa medida", declara o proprietário Carlos Alberto Viana da Silva, o Garcia. 
 
Ele explica ainda que 37 colaboradores serão demitidos e terão seus vencimentos acertados perante a Justiça. Os outros 22, se quiserem, seguirão trabalhando para a empresa que seguirá com os trabalhos em outro município. "A liberação do fundo de garantia e do seguro desemprego é imediata, agora o restante vamos pagar, mas temos condições de honrar com isso de forma parcelada. Aqueles que quiserem poderão continuar conosco".
 
Garcia salienta que prefere fechar a empresa em Portão do que não ter como efetuar os pagamentos dos colaboradores: "Tomamos essa medida antes que eu tenha que olhar para cada um e dizer 'não tenho dinheiro para pagar'. Houve muito aumento de luz, por exemplo, o prédio é grande. Eu fiz o que era possível. Temos também muitos casos de gente colocando na Justiça, então foi a saída que encontramos".
 
 
Foto: Franceli Stefani/Jornal Primeira Página
 
AGTP se reúne para discutir se haverá ou não desfile farroupilha
Sex, 21 de Agosto de 2015 16:31
Devido a proliferação do Mormo no Estado, a comissão organizadora da Semana Farroupilha de Portão 2015, vai se reunir no dia 1º de setembro para definir se haverá ou não o tradicional desfile, realizado no dia 20. “Vamos analisar a situação, pois até o nosso último encontro ainda não havia essa possibilidade”, informa o presidente da Associação Gaúcha Tradicionalista de Portão (AGTP), Rudinei Severo.
 
Severo adianta que caso haja o desfile será cobrado o exame de negativo para a doença. A Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado, em reunião com representantes de entidades como MTG, Farsul, Federação Gaúcha de Laço, Abccc e MAPA, divulgou que não serão cancelados os eventos do gênero. “Não estamos cancelando nem proibindo eventos como desfile farroupilha, rodeios e cavalgadas”, salientou o secretário Ernani Polo.
 
"As pessoas cuidam apenas do que é seu e esquecem dos outros", diz o inspetor Gerson
Ter, 18 de Agosto de 2015 15:02
“As pessoas não querem se envolver”. A frase é do chefe do setor de investigações da Polícia Civil de Portão, inspetor Gerson Machado, sobre a dificuldade em obter informações formais da comunidade para elucidação de crimes no município. “Gera indignação aqui dentro da delegacia, inclusive. As pessoas cuidam apenas do que é seu e esquecem dos outros”, salienta. Gerson se refereao caso de Lucas Thomazzi Ardenge, 19 anos, o Bocanha, assassinado com duas facadas no Centro de Portão, na noite do domingo, dia 9.
 
Testemunhas foram ouvidas, muitas que estavam ao lado de Bocanha na hora da discussão e, posterior, agressão. Porém, ninguém deu os nomes dos suspeitos. “Nós fazemos nosso papel. Estamos ouvindo todos que estavam no local do crime e estamos indo pelas contradições. É importante que as pessoas saibam que a Justiça não é o que todos sabem ou o que sabemos, mas sim o que se pode provar”, declara. Machado diz que a polícia já tem ciência do que motivou o oitavo homicídio do ano na cidade: “Pelo menos três pessoas serão indiciadas por homicídio doloso [quando há intenção de matar], com qualificadora”.
 
Gerson solicita o apoio de quem presenciou o assassinato. “Só com a colaboração de quem presenciou é que o culpado pagará pelo seu crime. As pessoas são os olhos da segurança pública, fica difícil prender se ninguém formaliza os nomes dos suspeitos”, lamenta. Denúncias, não só deste caso, mas de outros que ocorrem no município, podem ser feitas pessoalmente na Delegacia de Polícia de Portão ou através do 3562-1349.
 
Veja detalhes da matéria na edição impressa do jornal Primeira Página desta sexta-feira. 
 
Foto: Reprodução Internet
Texto: Franceli Stefani/PP
 
Religião: Semana da Família encerra amanhã
Sex, 14 de Agosto de 2015 11:32
A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Portão promove desde o último dia 9, nas comunidades do Rincão do Cascalho, Vila Aparecida, Estação Portão, Vila São Pedro, Portão Velho, Parque Neto e São Luis, a Semana da Família. "O objetivo das celebrações é valorizar e fortalecer os vínculos familiares”, salienta a secretária paroquial Arilsiene Silva.
 
Duas atividades estão previstas para encerrarem a programação hoje e amanhã. Hoje, a missa acontece a partir das 20h30min, na capela São Luiz Gonzaga, com o padre da Paróquia São Sebastião de São Sebastião do Caí, Carlos Roberto Vicente, que terá como tema “Luz em mundo de escuridão”.
 
Amanhã, a partir das 15h, tem o chá colonial na capela Nossa Senhora de Fátima. Às 18h é realizada a missa com o pároco de Portão, padre Diogo Werner, que terá como tema “Criados para alegria: Deus existe. Ele é bom. Ele nos ama”.
 
Texto: Samuel Souza/Jornal Primeira Página
 
Aluna de Portão é premiada em concurso nacional de redação
Qui, 13 de Agosto de 2015 16:42
A aluna Camila Schwertner do colégio Sinodal Portão foi anunciada nesta semana como uma das vencedoras do Concurso de Redação da Rede Sinodal de Educação, que envolveu 33 escolas de várias cidades brasileiras e contou com 97 inscrições. Com o tema "Qual o papel das instituições de ensino no desenvolvimento da responsabilidade social?", o concurso teve três vencedores.
 
Em primeiro lugar ficou Eduarda Dilkin, do Instituto de Educação Ivoti (893 pontos). Em segundo, Martina Souilljee Birck, do Colégio Sinodal Rui Barbosa (893 pontos). Em terceiro, Camila Schwertner, da unidade de Portão do Colégio Sinodal (880 pontos).
 
O desempate entre o primeiro e o segundo lugar se deu, de acordo com o regulamento, considerando a maior pontuação no item “e” dos critérios de avaliação (elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos).
 
Os prêmios (1º lugar - 1 Ipad; 2º e 3º lugares - 1 Ipod) serão entregues no Seminário de Diretores e Representantes de Mantenedoras, que será realizado nos dias 28 e 29 de agosto, em Pomerode.
 
Texto: Assessoria de Imprensa do Colégio Sinodal
Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução
 
Violência em Portão: jovem é morto após briga no Centro
Seg, 10 de Agosto de 2015 09:14
Lucas Thomazzi, 19 anos, o conhecido Bocanha, foi assassinado com duas facadas na noite de ontem, no Centro de Portão. Era por volta das 23h15min quando ele foi ferido no tórax e nas costas, nas proximidades da Praça do Chafariz. Conforme a Brigada Militar Portão, uma rixa teria motivado o crime. O jovem era morador do bairro São Jorge e não tinha antecedentes policiais. Lucas, mesmo ferido, correu até a rua Júlio de Castilhos onde, em frente a um condomínio, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e morreu no hospital. Leia detalhes na versão impressa do jornal Primeira Página.
 
Foto: Reprodução Facebook
 
Atenção: portonense desaparecido
Seg, 10 de Agosto de 2015 09:00
Alfredo Ricardo de Lima, 50 anos, está desaparecido desde o último dia 7 de julho. Lima era conhecido na comunidade por representar o Papai Noel nas festas de final de ano de empresas e comércio. Conforme a esposa, Terezinha Maria Presse de Abreu, esse foi o último dia em que avistou o companheiro. “Fiz o boletim de ocorrência e estamos a procura. Quando saiu carregou com ele um notebook, dois celulares e uma quantia em dinheiro referente à sua recisão da empresa na qual trabalhava”, informa. Informações sobre o paradeiro do homem devem ser repassados à polícia através do 190 (Brigada Militar) ou 3562-1349 (Polícia Civil).
 
Leia detalhes na verão impressa do jornal Primeira Página.
 
Foto: Arquivo de família/Divulgação
 
Mais Artigos...
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

Página 1 de 14

Jornal Primeira Página
Rua Ivoti, 160, Sala 1
Centro - Portão - RS
Fones: (51) 3562.1640
8450.0607
HISTÓRICO
NOTÍCIAS
GERAL
SEGURANÇA
SOCIAL
POLÍTICA
ESPORTE
EDUCAÇÃO
EDIÇÕES ANTERIORES
VARIEDADES
AGENDA
GALERIA DE FOTOS
PROJETOS
PP NA ESCOLA
TOP DE PREFERÊNCIA
COLUNAS
IGREJA EVANGÉLICA
MEIO AMBIENTE
PORTAL JURÍDICO
VOZ CATÓLICA
CONTATOS
REDES SOCIAIS
FACEBOOK
TWITTER
YOUTUBE
GS3 Tecnologia
© Editora Jornalística do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. Proibida a cópia ou reprodução desde material sem autorização.
As opiniões contidas nos comentários das matérias publicadas são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Primeira Página e/ou dos seus funcionários.
Evite problemas de visualização deste site. Mantenha seu navegador de internet sempre atualizado.