Portal de notícias fundado em 01/09/2019, que nasce para substituir a circulação impressa do Jornal Primeira Página, da cidade de Portão/RS. Visando atender ainda melhor os leitores e acompanhando a tendência da informação, trabalhamos com noticiário local e regional, além de divulgação comercial e marketing digital.

(51) 98450.0607

(51) 3562.1640

  • Facebook
  • Instagram

Semana da Alimentação integra o Projeto Franke Delícia

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Oswin Franke desenvolve o projeto Franke Delícia, que visa estimular o hábito da alimentação saudável por meio do consumo de lanches naturais e nutritivos na escola.

O projeto começou a partir da observação de uma professora que, vendo os resíduos acumulados nas lixeiras,

percebeu um número alarmante de alimentos processados e industrializados, que vinham da casa dos alunos. Foi a partir deste fato que nasceu a ideia de um projeto de promoção da saúde alimentar das crianças.

Todos na escola procuram estimular os alunos a refletirem sobre o que é saudável e o que se pode comer todos os dias. A partir da reflexão com as turmas, há uma listagem de alimentos saudáveis a sere seguida pelos alunos e familiares como uma forma de auxiliar e orientar as famílias sobre quais alimentos podem ser
consumidos todos os dias sem prejudicar a saúde das crianças.

Durante o ano acontecem diversas atividades relacionadas com a alimentação saudável, como, por exemplo, a realização de conversas, atividades no refeitório, oficinas e atividades para desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Uma das iniciativas realizadas é a Semana da Alimentação. Segundo a professora Silvane, o refeitório foi decorado com balões e faixas. "Tivemos uma abertura oficial com vídeo educativo e todos os
dias os lanches foram pensados com o intuito de encantar as crianças. Foram vitaminas, cuca, sanduíches e saladas", afirma.

Fotos: Divulgação

Escolas de Portão se destacam na Mostratec Jr

A Mostratec Júnior é uma mostra de trabalhos de iniciação científica da educação infantil e do ensino fundamental, realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, integrada à Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, Mostratec. É considerado um dos mais significativos eventos internacionais na área.

Na última semana de outubro, diversas escolas de Portão estiveram participando da edição do evento 2019. Os alunos portonenses trouxeram prêmios e receberam destaque para seus trabalhos científicos durante a mostra. Confira:

Escola Municipal Visconde de Mauá - 4° Lugar categoria 3

Escola Municipal Santo Antônio - 2° Lugar categoria 2

Escola Municipal Carlos Oswin Franke - 1° Lugar categoria 1

Escola Municipal General Osório - 1° Lugar categoria 2 e troféu destaque, com a melhor nota da categoria

Além disso, a professora responsável pela Escola Carlos Franke ganhou como prêmio de reconhecimento de Professor Destaque, um curso de extensão.

Fotos: Divulgação

Alunas da Escola Fraga apresentam trabalhos na Univates

Alunas da Escola Municipal Antônio José de Fraga, da Estação Portão, participam hoje e amanhã da 2ª Feira Estadual de Ciências e 9ª Feira de Ciências Univates, em Lajeado.

Três trabalhos orientados pela professora Andréa de Oliveira estão sendo apresentados:
- A Cultura do Machismo, das alunas Natália de Oliveira e Isabela Mendes;
- Descarte de Remédios, das alunas Alessandra Greff e Larissa de Moraes;
- Autismo: da infância ao mercado de trabalho, desenvolvido pelas alunas Camilly Jacques, Caroline Mendes e Melissa Jung.

Hoje os três trabalhos tiveram uma avaliação e amanhã passarão novamente pelo olhar dos avaliadores.
A feira acontece hoje até as 21h30min e amanhã das 8h30min até às 17h.

Fotos: Escola Fraga/Divulgação

Vôlei Gert desenvolve ação social por meio do esporte em Portão

Surpresas, brincadeiras, desafios, aprendizagens, doação de presentes e muita emoção. Foi desta maneira que integrantes do Vôlei Gert promoveram uma manhã repleta de atividades especiais para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alecsandro Flores, na localidade da Saibreira, em Portão.

 

Sob a Coordenação do Professor Gert, a Escola de Vôlei que leva seu nome, organizou atividades recreativas e esportivas organizadas especialmente para os alunos da escola. Com a proposta de divertir, mas ao mesmo tempo ensinar, educar e formar por meio do esporte. Os integrantes da equipe Vôlei Gert, além de realizarem diferentes atividades com as crianças, conversaram sobre a importância das atividades físicas e o esporte como meio de aprendizagens, construção da cidadania, socialização e qualidade de vida.

 

O envolvimento de todos com a programação foi total e, mais do que diversão, as crianças puderam levar para casa ensinamentos importantes para suas vidas. De acordo com Gert, idealizador do evento, a proposta vem de encontro ao que acreditamos que o esporte pode proporcionar, ou seja, bem mais do que disputas, conquistas e medalhas, mas momentos de aprendizagens, descobertas, superação, respeito e construção dos bons valores e costumes.

 

Durante as atividades, foi possível identificar a emoção dos atletas envolvidos e a alegria das crianças. Ao final da programação, cada criança recebeu dois presentes e ainda um pacote de guloseimas. A Escola Vôlei Gert funciona há um ano e desenvolve treinamentos e atividades ligadas ao voleibol, sem deixar de lado aspectos formativos e educacionais ligados ao esporte.

Texto e fotos: Hans Gert Rottmann


Professor de Educação Física, Especialista em Esportes,
Coordenador do Vôlei Gert, Técnico CGV Nível III,

Doutor e Mestre em Educação
(51) 98111-2987

Escola Visconde de Mauá trabalha a valorização da vida

No mês de setembro a Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá trabalhou o Setembro Amarelo, um mês dedicado nacionalmente à prevenção do suicídio. Entretanto, na escola, o foco foi outro: a valorização da vida. Para isso, as turmas do nono ano e da educação infantil fizeram o plantio de um Ipê amarelo, na manhã desta segunda-feira, dia 23, com o auxílio da professora Marisa Braga, responsável pela educação ambiental no município. As atividades foram elaboradas por orientadora e professoras, além das alunas autoras do projeto Automutilação: Dor ou Alívio? que será apresentado na Mostratec Júnior em Novo Hamburgo, no mês de outubro.

Foto: Divulgação

Novos brinquedos fazem a alegria das crianças na Bem-Me-Quer

Os funcionários da Prefeitura Municipal de Portão, Gláucio e Milton, construíram brinquedos novos para a Escola de Educação Infantil Bem-Me-Quer, no Rincão do Cascalho.

Eles usaram materiais alternativos e de reaproveitamento e fizeram a alegria das crianças.
 

Fotos: Professora Cacá Melo

EDUCAÇÃO_-_Novos_Brinquedos_EMEI_Bem-Me-
EDUCAÇÃO_-_Novos_Brinquedos_EMEI_Bem-Me-
EDUCAÇÃO_-_Novos_Brinquedos_EMEI_Bem-Me-

Alunos do Sinodal Portão vão representar o Brasil na Ciência

Após concorrer com mais de 110 trabalhos na feira Mostraclak 2019, do Colégio Arthur Konrath, em Estância Velha, o Projeto SMB - Sensor de Movimento para Barragens, rendeu o 2º lugar para para a dupla Pedro e Sieg, da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Sinodal Portão.  O 2º lugar qualificou a dupla para representar o Brasil e o Sinodal na feira do Ciencap, no Paraguai, na cidade de Assunção.

O Projeto, orientado pelo professor de Física da Instituição, Jair Carlos Muller, é um dispositivo desenvolvido para monitorar barragens, composto por sensores que detectam pequenos movimentos ou até mesmo o rompimento, fazendo o alerta de forma mais rápida.

 

Foto: Divulgação

Oficina de Neuroaprendizagem é oferecida para educadores de Portão

Educadores da rede escolar de Portão terão a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas para o aprendizado motor e cognitivo de seus alunos por meio da Oficina de Neuroaprendizagem. A atividade é gratuita e acontece no sábado, dia 28 de setembro, a partir  das 8h 30min no Centro de Eventos Culturais e de Lazer. A iniciativa é proporcionada por meio de uma parceria do Sistema Fecomércio/Sesc com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo. O evento é destinado a professores da rede escolar de Portão e estudantes de Pedagogia e Educação Física do município. As inscrições podem ser feitas no próprio local no dia da atividade. Mais informações com o Sesc São Leopoldo pelo telefone (51) 3592-2129, no site www.sesc-rs.com.br/sao_leopoldo ou pela página no Facebook www.facebook.com/sescsaoleopoldo.

Ministrada pela psicopedagoga e neuropsicopedagoga Taise Agostini, a oficina contará com momentos teóricos e práticos e busca oferecer aos professores uma educação complementar com ações socioeducativas que resultem no bem-estar e mais resultados dentro de sala de aula. Com 15 anos de experiência, Taise é uma referência nas mídias digitais.

A Neuroaprendizagem estuda a cognição, como linguagem, capacidade empática, foco, abstração, dentre outras, e como as conexões neurais do cérebro funcionam durante o processo de aprendizado. Esse campo da ciência é importante para a educação pois permite que os profissionais de ensino organizem estratégias que envolvam a totalidade do cérebro, com a finalidade de potencializar as habilidades dos estudantes.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

 

O que: Oficina de Neuroaprendizagem

Quando: 28/09 (Sábado)

Horário: 8h30

Onde: Centro de Eventos Culturais e de Lazer Lothar Kern (Rua Nove de Outubro, 240)

Público-alvo: Professores da rede escolar de Portão e estudantes de Pedagogia e Educação Física do município

Atividade gratuita com inscrições no próprio local no dia da atividade

Foto: Divulgação

Feevale Digital inaugura polo em Portão

Nesta terça-feira, dia 10, a Universidade Feevale inaugurou seu 11º Polo da Feevale Digital, na cidade de Portão, contando com a presença de autoridades locais, reitor da Feevale, Cleber Prodanov e pró-reitora de ensino Angelita Gerhardt. A estrutura localizada na Avenida Brasília, 360, serve de apoio a alunos e abriga atividades presenciais dos cursos oferecidos na modalidade digital. São 3 bacharelados, 4 licenciaturas, 8 tecnológicos e 5 especializações.
Prodanov ressalta que a expansão da Feevale tem por objetivo uma aproximação com a comunidade. “Estamos trazendo um mini campus para Portão e ampliando os serviços que a universidade pode oferecer. Além do ensino à distância vamos proporcionar cursos para empresas, formação para professores e gestores públicos”, enfatizou o reitor, que firmou parceria com a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (Cics) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
“Aqui o aluno tem acesso a biblioteca virtual, que conta com o mesmo número de exemplares de obras da biblioteca física”, ressalta a pró-reitora de ensino. A Feevale Digital permite o ingresso trimestral. Alunos interessados podem se inscrever para realizarem as provas de seleção para o curso desejado, no polo local. Angelita adianta que novos cursos semipresenciais serão lançados no final deste ano. “Temos parceria com universidades da Finlândia, baseada em padrões de excelência educacional”, ressalta.
Quem visitar o Polo Fevale Digital em Portão será atendido por Amanda Dilly e pela tutora Cristiane Dieter. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 13h30min às 21 horas e sábados das 9 horas ao meio-dia. Cristiane conta que o atendimento começou dia 12 de agosto e a movimentação tem sido grande tanto de pessoas que buscam informações sobre cursos, quanto de alunos da Feevale que buscam os serviços oferecidos no polo.

Etep promove 12ª Mostra

Nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11, acontece a 12ª Etep Mostra 2019. Um total de 30 pesquisas serão apresentadas na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) aos visitantes. O objetivo é desenvolver a capacidade investigativa e incentivar o conhecimento no campo da pesquisa científica. Na terça-feira ocorre a abertura da Mostra das 19h30min às 22h30min. Na quarta-feira, a Mostra será das 7h30min ao meio dia e das 13 horas às 17 horas, com encerramento e entrega da premiação às 18 horas.

Alunas da Fraga apresentam pesquisa em Santa Catarina

Nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, três estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio José de Fraga viajam para Santa Catarina, onde participarão durante toda próxima semana, da Feira Brasileira de Iniciação Científica – FEBIC – na cidade de Jaraguá do Sul. O autismo foi o tema desenvolvido pelo grupo composto pelas estudantes Camilly Jacques, Caroline Cardoso e Melissa Jung, sob a orientação da professora Andréa Oliveira, que as acompanhará na viagem, assim como a vice-diretora Andréa Calloni.

As jovens, de 14 e 15 anos de idade, estão ansiosas. Já apresentaram a pesquisa no ano passado em Lajeado, Sapucaia do Sul e Feliz. “É a primeira vez que apresentaremos o trabalho fora do Estado”, comenta Caroline. Em 2018 a pesquisa envolvia o Autismo Infantil e a Inclusão
Escolar. Este ano elas seguiram no tema e avaliaram O Autismo e o Ingresso no Mercado de Trabalho, concluindo que é muito difícil o acesso ao mercado por parte de autistas.


A ideia sobre o tema surgiu a partir de um livro da irmã da Melissa que despertou o interesse sobre o autismo. Na próxima semana elas estarão ao lado de estudantes de diferentes estados brasileiros, até sexta-feira, quando ocorre a premiação da FEBIC.

Foto: Andrea Hilgert/PP

Mirabolando é a primeira escola credenciada pelo CME

Hoje pela manhã, ocorreu a entrega oficial do Parecer n° 01/2019 que autoriza e credencia a Escola de Educação Infantil Mirabolando Espaço de Arte, junto ao Sistema Municipal de Educação. Esta é a primeira escola regularizada pelo Conselho Municipal de Educação. Ainda faltam quatro escolas privadas, que possuem prazo até outubro para se adequarem.
 

Com o parecer do CME, a Mirabolando está regularizada para atender crianças de zero a 5 anos e 11 meses e contraturno dos 4 anos e 10 anos e 11 meses. Todas as escolas de educação infantil privadas precisam desta autorização e credenciamento junto ao CME para funcionarem legalmente, caso contrário elas estarão irregulares e correm o risco de serem fechadas. “Cabe ao Conselho fazer esta fiscalização nas escolas. Nosso objetivo maior é priorizar a qualidade na educação, desde a documentação, infraestrutura até ações pedagógicas”, diz a presidente do CME, Fabiana Machado.
 

As demais escolas, que estão iniciando suas atividades, possuem prazo de 180 dias para serem regularizadas, a contar a partir do preenchimento de cadastro junto a Semecdt. “Desde que nos tornamos Sistema Municipal de Educação, cabe ao CME efetivar este trabalho junto às escolas, sempre com a parceria da Secretaria de Educação, assumindo um trabalho de rede”, comenta Fabiana.
 

Também nesta manhã, foi entregue oficialmente, à Secretária de Educação, Rosaura Gomes, a Resolução n°02/2019 que estabelece diretrizes para a elaboração dos Regimentos Escolares nas instituições pertencentes ao Sistema Municipal de Educação de Portão.
Estiveram presentes, os membros do Conselho Municipal de Educação, bem como a Secretária de Educação Rosaura Gomes.
Foto: Divulgação