Portal de notícias fundado em 01/09/2019, que nasce para substituir a circulação impressa do Jornal Primeira Página, da cidade de Portão/RS. Visando atender ainda melhor os leitores e acompanhando a tendência da informação, trabalhamos com noticiário local e regional, além de divulgação comercial e marketing digital.

(51) 98450.0607

(51) 3562.1640

  • Facebook
  • Instagram

 

Gustavo Züge representa Portão no concurso Mister Rio Grande do Sul

O portonense Gustavo Züge, representa o município no concurso Mister RS,  etapa estadual do concurso Mister Brasil, que acontece de 25 a 27 de novembro, na cidade de Nova Hartz. Gustavo tem 26 anos, é Militar há sete anos no quartel de Sapucaia do Sul, e estudante de Educação Física.
 

Segundo ele, eram aproximadamente 100 participantes de todo o Estado em busca das vagas e, após seletiva feita pela coordenação do concurso, o jovem foi selecionado entre os 26 finalistas.

 

Concurso elege o representante Gaúcho do Mister Brasil


Com grande repercussão na imprensa do Estado e significativos resultados obtidos pelos representantes gaúchos no maior e mais tradicional concurso nacional de beleza masculina - o Mister Brasil - o concurso Homem Mais Bonito do Rio Grande do Sul foi criado em 2003 por Toni Santos (in memoriam). Em 2012 seu título foi modificado, por passar a ser afiliado oficialmente ao concurso de Mister Brasil da organização CNB (Concurso Nacional de Beleza) e logo ser uma seletiva estadual para o mesmo.
O evento então, a partir daquele ano, mudou seu nome para Mister Rio Grande Do Sul “O homem mais bonito do estado”, assim agregando as duas marcas numa parceria de muito êxito. 
Além do Mister RS, o concurso também seleciona os representantes de regiões e ilhas gaúchas, que participam da competição nacional. Mister Brasil é o evento que seleciona os representantes brasileiros aos maiores concursos de beleza masculina do planeta: Mister World, Mister International, Mister Supranational, Mister Global e Manhunt International. A direção nacional é de Henrique Fontes, enquanto a coordenação do evento no Rio Grande do Sul é de Marcelo Soes.

Fotos: Divulgação

Fabiana Castro lança o livro histórias além do tempo

Hoje à noite, dia 8 de novembro, a escritora Fabiana Castro lança seu novo livro Histórias além do tempo, ditadas por espíritos. O evento acontece na Estação Festas em Portão (Rua 11 de Julho, 177, Estação Portão) a partir das 19 horas.

 

"Histórias além do tempo conta diversas experiências vividas por amigos que nos deixaram mensagens de fé e esperança na continuidade da vida. São histórias reais, momentos de dor, alegria e aprendizado. A certeza única de que tudo continua, que o espírito é eterno e as experiências ilimitadas", disse Fabiana.

A autora Fabiana Vieira Castro tem 50 anos, é natural de São Leopoldo, filha de Luiz Carlos (Tadeco) e Jussara Vieira. Casada com Luiz Volmir Castro (Niko) há 31 anos, tem três filhos (Luis Fernando, Nicoli e Luiz Eduardo) e três netos (Maria Valentina, Bernardo e Ana Luísa). Moradora de Portão há mais de 20 anos, é coordenadora da Casa de São Francisco, centro espírita Kardecista.

 

Veja mais em: https://www.facebook.com/Fabiana-Castro-108107550598324/

https://www.facebook.com/casades.francisco/

Fotos: Divulgação

Gincana Municipal: Três tarefas já movimentam as equipes

Em 2018 equipes apresentaram um dos maiores shows da história da Gincana

A Gincana Municipal de Portão chega a sua 27ª edição. Apesar de estar marcada para os dias 26 e 27 de outubro, três tarefas já movimentam as equipes. Duas delas serão apresentadas ao público no dia 19, às 20 horas, no Centro de Atividades Lothar Kern. São elas, um show intitulado “Drags: é a hora do show” e a outra é um resgate histórico que vai para o palco por meio da dança. Integrantes da Equipepino, Equipedrão, Tatucascalho e Equipe Lobos também estão empenhados na produção de um vídeo clipe baseado na música Meu Talismã, da cantora Iza.

 

Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira, dia 13 de setembro, a Apae de Portão envolveu todos os seus alunos e profissionais realizando a Tertúlia Apaeana. Alguns participantes usaram as roupas típicas do Rio Grande do Sul. A animação da bailanta foi de Jorge Galvão e Nicolas na gaita e voz, com parceria de alunos e professores também no vocal.. Ao meio dia todos saborearam um gostoso galeto, salsichão, arroz e saladas e a sabromesa de sagu com creme e frutas.


Fotos: Divulgação

 Apae realiza tertúlia na Semana Farroupilha

Tardes no acampamento são de cultura tradicionalista

1/4

Desde segunda-feira, até quinta-feira, dia 19, escolas da cidade visitam o Acampamento Farroupilha, montado no Centro de Atividades Lothar Kern. As tardes são recheadas de cultura gauchesca, transmitida das formas mais diversas. Os visitantes experimentam o bolo frito, participam de brincadeiras típicas como cinco marias, e vaca parada. Assistem apresentações de dança e são convidados a dançarem também. Cada tarde é coordenada por um CTG de Portão. Na terça-feira, foi a vez do CTG Tiaracy comandar a tarde e a noite no Acampamento.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio José de Fraga assistiram e puderam dançar o maçanico e a polonese. A função foi comandada por Isana da Silva, integrante do CTG Tiaracy, e pela diretora cultural do CTG, Valdirene de Oliveira Pires. “Trazemos para os alunos, tudo que é feito no CTG. Tradições do Rio Grande do Sul”, conta Valdirene.

Encantada com a experiência, a professora de História e Geografia do 5º ano, Aline Peters da Silva Ferreira, diz que a experiência no Acampamento é muito rica em cultura. “As escolas precisam incentivar mais a prática e o conhecimento da própria cultura”, afirma.

Fotos: Andrea Hilgert

Concurso fotográfico tem Portão como foco

A segunda edição do concurso fotográfico “Portão: Meu Olhar II” está com inscrições abertas desde terça-feira, dia 17, até o dia 27 de setembro. A comunidade está convidada a participar. Para se inscrever basta levar até o quiosque onde funciona o Departamento de Cultura e Turismo, uma fotografia impressa em papel fotográfico brilhante nas dimensões de 20cmx25cm mais uma cópia digital.

 

A exposição das imagens será de 5 a 13 de outubro, durante a 18ª Volksfest. Um júri técnico escolherá as três melhores que ganharão troféu. O voto popular escolherá três que também receberão troféu.

Portão em Dança lota o Centro de Eventos Culturais

        Escolas municipais, estaduais, grupos de dança convidados, subiram ao palco do Centro de Eventos Culturais e de Lazer durante as noites de terça e quarta-feira, dias 10 e 11. Mostraram belos espetáculos de dança na temática Trilha Sonora de Filmes. Quem acompanhou as apresentações pôde ver de perto uma produção cuidadosa em todos os detalhes, desde música, iluminação, efeitos, telão com cenário digital e empenho de todos os envolvidos. Todos participantes receberam troféus e medalhas, já que a mostra não foi competitiva.

No início do evento, a equipe organizadora subiu ao palco juntamente com representante do Sesc e a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Rosaura Gomes. Na abertura oficial da segunda noite do evento, a Secretária agradeceu a toda equipe de organização, aos coreógrafos e escolas participantes.

Os apresentadores, na noite de terça, eram os personagens Marilyn Monroe e Charles Chaplin. Na quarta, Alice e o Chapeleiro Maluco. No seu discurso, o chefe do Departamento de Cultura, Celso Oliveira, falou: “quem investe em cultura não gasta com segurança”.
Imagens da primeira noite de apresentações abriram o evento nesta quarta-feira, que reuniu público ainda maior do que na noite anterior, superlotando o Centro de Eventos.


O ingresso foi um quilo de alimento não perecível, recolhido na entrada, pelo grupo de voluntários do Hospital de Portão. Na noite de terça-feira, a abertura dos shows foi feita pela Life Company de Novo Hamburgo.
 

Fotos: Andrea Hilgert/PP

Teteco em La Casa de Papel

      No próximo dia 19 de setembro, Portão recebe o palhaço Teteco no espetáculo "Teteco em La Casa de Papel". O evento acontece na Sociedade Recreativa e Cultural Boa Vista, na Estação Portão, a partir das 20h30min.

Os ingressos estão a venda na Banca Brasil e Sociedade Boa Vista ao custo de R$ 15 normal ou R$ 20 vip, antecipados.

Haras Virgínia sedia Congresso Nacional de Laço Comprido neste final de semana

       No próximo final de semana, de 13 a 15 de setembro, o Haras Virgínia, localizado na Boa Vista, vai sediar o 12º Congresso Brasileiro de Laço Comprido, realizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e pelo Núcleo Sul do Quarto de Milha (NSQM).
Esta será a primeira vez que o evento acontece em Portão e o congresso irá reverter fundos ao Hospital de Portão. O grupo #100%Voluntários estará na portaria para arrecadar valores de ingresso e estacionamento.